Neste sábado (17) acontece o Dia D da Campanha contra pólio e multivacinação

0

 

Público-alvo são crianças e adolescentes de 0 a 14 anos

Neste sábado (17), a Prefeitura de Itapevi realiza o Dia D da campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) e outras doenças, em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h. Devem ser vacinadas crianças e jovens de 0 a 14 anos.

Além das unidades fixas, a campanha vai contar com a unidade móvel, que estará nas ruas Acreanos (Viela 14), dos Paraibanos e na Avenida Rubens Carames (próximo ao Piscinão), no Parque Suburbano, e a Carreta da Saúde, no bairro Nova Cotia, naRua Beija-Flor, ao lado do nº 68, também das 08h às 17h. Os pais e responsáveis devem trazer a caderneta de vacinação.

A população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de Covid-19, pois tratam-se de vacinas de extrema importância para manter as crianças imunes à diversas doenças. Em todo o estado, estima-se que 2,1 milhões de crianças com menos de cinco anos devem ser imunizadas contra poliomielite.

A vacina contra a pólio é realizada pela tradicional gotinha, por via oral. A meta é alcançar cobertura vacinal de 95%. A revacinação contribui com a redução do risco de reintrodução, no Brasil, do vírus que está ativo em outros países e hoje há registros, por exemplo, da doença no Afeganistão e Paquistão.

A campanha de multivacinação quer prevenir outros 20 tipos de doenças por meio da atualização de carteirinhas para quem tem até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A vacinação acontece até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em todas as unidades de saúde de Itapevi.

 

14 tipos de vacinas

No total, serão oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here