Prefeitura e Proerd formam mais 1.080 estudantes da rede municipal de Itapevi

0

Ao longo deste ano, 2.180 crianças foram instruídas no combate às drogasTeco itapevi

O Ginásio de Esportes de Itapevi reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, nesta quarta-feira (14), durante a formatura do segundo semestre do Proerd (Programa Educacional de Resistências às Drogas), que capacitou 1.080 crianças de nove escolas da rede municipal de ensino, do 5º ano do ensino fundamental. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

“Ao receberem instruções, elas deixam de ficar vulneráveis e estão mais preparadas para vencer a guerra contra as drogas. Com isso, o crime sofre as consequências e nossa população sai fortalecida”, afirmou o vice-prefeito Marcos Godoy (Teco).

Já a aluna Emanuele Andrade Duca, 10, estava empolgada com a formatura. “No Proerd aprendi sobre o que são as drogas, como o álcool, o cigarro e a não ter contatocom eles e o porquê de não usar”, disse.

Para o 1º tenente da PM Gabriel Matheus Ceoloni, o programa visa estimular nas crianças o autocontrole, a capacidade de identificação de riscos e consequências em relação às drogas, bem como reforçar o desejo de tomar decisões seguras e responsáveis de modo a comunicar-se de maneira confiante para que elas se mantenham longe das drogas.

De acordo com a secretária de Educação de Itapevi, Eliana Maria da Cruz, o Proerd é mais um trabalho que demonstra a “qualidade do desenvolvimento de políticas públicas voltada às crianças e do comprometimento e da responsabilidade da atual gestão em cuidar do bem-estar da comunidade”.

Os estudantes que participaram da formação deste segundo semestre são das seguintes unidades educacionais de Itapevi: Bemvindo Moreira Nery (Cohab), Manuel Bandeira(Jardim Briquet), Professora Neusa Marquês Lobato (Jardim Santo Américo), Cândido Portinari (Cohab), Vereador Ubiratan José Chaluppe (Vila Santa Flora), Vinicius de Moraes (Jardim Itacolomi), Maestro Gilberto de Pinho (Vila São Francisco), Professor Benedicto Antônio dos Santos (Vila Dr. Cardoso) e José dos Santos Novaes (Cohab).

Em junho deste ano, na formatura do primeiro semestre, a Prefeitura e o Proerd já haviam capacitado 1,1 mil crianças do 5º ano do ensino fundamental do município.

Sobre o Proerd

O Proerd é uma ação desenvolvida há 25 anos pela Polícia Militar junto às crianças de todo Estado para coibir o uso de drogas e conscientizar sobre o perigo dosentorpecentes. Em Itapevi, a iniciativa existe há 20 anos e mais de 46 mil crianças já receberam formação.

Os policiais são treinados e utilizam material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) para ensinar os jovens sobre a importância de se afastar dos problemas e superar desafios. Ao longo de seis meses, as crianças recebem orientações de instrutores da PM uma vez por semana durante cerca de uma hora sobre o Proerd.

O intuito da iniciativa é, sobretudo, encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.

O Proerd oferece ainda estratégias para o desenvolvimento das habilidades sociais, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here