Prefeitura realiza acolhimento de pessoas em situação de rua

0

Administração disponibilizou telefone para população solicitar o serviço para pessoas que dormem nas ruas durante as noites frias de inverno

Mais uma importante ação de proteção e cuidado às pessoas em situação de rua foi implantada em Itapevi. A Prefeitura de Itapevi criou o Programa Amor Acolher que realiza busca ativa noturna de segunda a domingo e disponibiliza um canal direto com a população para solicitar acolhimento a pessoas que dormem nas ruas, nas noites de inverno. O telefone é mais uma ferramenta para garantir a segurança e saúde deste público tão necessitado.

A rede de proteção funciona assim: caso o cidadão presencie alguma pessoa dormindo na rua ou procurando abrigo, deve ligar para o telefone (11) 4141-0474, o agente pegará o endereço e um ponto de referência e solicitará que uma equipe do Programa Amor Acolher vá até o local e converse com a pessoa em situação de rua, oferecendo o pernoite em hotel.

Se o morador de rua aceitar, ele será levado ao hotel do programa e poderá tomar banho quente, trocar de roupa e dormir em uma cama confortável com cobertores, em um ambiente seguro e saudável.

O acolhimento das pessoas em situação de rua é feito sempre de maneira espontânea. Embora todos os serviços oferecidos tenham como objetivo exclusivo manter a saúde deste público, nem todas as pessoas nestas condições aceitam participar porque se recusam a seguir as regras sociais exigidas pelo programa.

Quem não aceita o pernoite, recebe um cobertor e orientações para se proteger do frio. Todos em situação de rua contatados pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania são cadastrados e acompanhados pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

O Centro atende cerca de 30 pessoas adultas, por meio do acolhimento e oferta de serviços como higiene, alimentação (café da manhã, almoço e café da tarde), atividades socioeducativas e de saúde.

Além do acompanhamento, as equipes de assistência social contatam as famílias destas pessoas e sempre que possível buscam mecanismos para sua reabilitação e reinserção ao convívio em sociedade.

Lei

No final de abril, o prefeito Igor Soares, sancionou a Lei nº 2.845/2021, que autoriza o Poder Executivo a contratar leitos de hotelaria para atender moradores em situação de rua durante as noites frias de inverno.

“Temos que proporcionar melhores condições de vida e minimizar a dor e a desigualdade da população itapeviense, principalmente, para as pessoas em situação de rua”, disse o prefeito Igor Soares em mensagem enviada aos vereadores. A lei foi aprovada no dia 28 de abril, na Câmara Municipal.

O acolhimento das pessoas em situação de rua com pernoite em hotel, em Itapevi, durante o inverno, está sendo realizado pelo segundo ano consecutivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here