Mais de 30 mil alunos da rede municipal de ensino de Itapevi começaram a receber nesta segunda-feira (5) os uniformes e kits de materiais escolares da Prefeitura, no primeiro dia de aula do ano letivo 2024. A distribuição abrange as 67 escolas que ministram aulas do Ensino Infantil, ciclo I do Ensino Fundamental (do primeiro ao quinto ano) e do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Quatro escolas foram visitadas nesta data: os Cemebs (Centro Municipal de Educação Básica) Sra. Manoela Sanches Casagrande (Ambuitá), Dra. Zilda Arns Neumann (Jardim São Carlos), Cecília Belli e Dimarães Antônio Sandei, ambos no Jardim Portela. A entrega é feita em sala de aula como forma de facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

Outro objetivo da administração municipal é garantir com que os estudantes já comecem a frequentar as escolas devidamente uniformizados e com os materiais já em mãos logo no início das atividades para serem utilizados em sala de aula durante todo o ano. A medida faz parte do esforço da Prefeitura de garantir pontualidade e também economia ao município. Os contratos que garantem todos os itens aos alunos têm vigência até 2025.

Peças do uniforme
Os alunos do Maternal II ganham um kit de uniformes com duas camisetas mangas curtas, outras duas mangas longas, um short, saia ou bermuda – diferenciado para meninos e meninas -, dois pares de meias e um par de tênis. Para dias mais frios, há um agasalho completo composto por uma calça e blusão com capuz, além de outra calça e blusa de moletom.

Detalhes dos materiais
Em relação ao material escolar, todos os estudantes terão mochilas. As crianças dos Berçários I e II contam com agenda, papel sulfite, pasta com aba e elástico, estojos de giz de cera e outro de pintura a dedo, massa de modelar e cola colorida. Os alunos do Maternal I e II têm os mesmos itens, mais uma caixa de lápis de cor e canetinha hidrográfica.

Os frequentadores do Pré I e II também recebem todos os itens do Berçário, além de apontador, cadernos brochura e de cartografia, lápis de escrita, borracha, cola branca, pincel e tesoura escolar. Para quem estuda no Ciclo I do Ensino Fundamental e alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), são entregues os mesmos itens do Pré, menos o estojo de pintura a dedo e massa de modelar. Por outro lado, entra o estojo de guache.

Os alunos da EJA recebem apontador, cadernos brochura, de cartografia e universitário, caixa de lápis de cor, esquadros de 45° e de 60°, lápis de escrita, papel sulfite, pasta com aba, régua, transferidor de 180°, borracha. Nesse caso, o kit tem caneta esferográfica azul, preta e vermelha, cola branca, compasso e tesoura escolar