Connect with us

Itapevi

Itapevi terá sessão inclusiva de cinema para autistas

Published

on

Ação é uma iniciativa do vice-prefeito Teco, em parceria com Centerplex e Mães e Pais Azuis de Itapevi

 

Marque na agenda, 4 de novembro, às 13h, é dia Cine Azul, uma sessão inclusiva de cinema para pessoas autistas, com ambiente adaptado em meia-luz, refrigeração controlada e som mais baixo.

Inédita em Itapevi, a realização da sessão foi uma iniciativa do vice-prefeito Marcos Godoy, o Teco, em parceria com o Centerplex Itapevi, atendendo a um pedido do grupo itapeviense Pais e Mães Azuis, com filhos com transtorno do espectro autista (TEA).

 

O vice-prefeito recebeu o grupo no dia 26 de setembro e a realização de uma sessão de cinema adaptada para os autistas era uma das demandas solicitadas. Já no dia 29, Teco se reuniu com a gerência do Centerplex e iniciou as tratativas para a criação de uma ação inclusiva.

“Sei o quão desafiador é encontrar passeios acessíveis para crianças com TEA e outras deficiências. Muitas delas nunca tiveram a oportunidade de vivenciar a magia do cinema e agora, com essas exibições exclusivas, as famílias terão todo o suporte necessário”, explicou o vice-prefeito Teco.

Sandra Gonçalves, mãe da Beatriz, de 17 anos, com autismo nível 2 de suporte, não verbal, do Grupo de Pais e Mães Azuis de Itapevi a iniciativa é uma vitória.  “É um sonho que finalmente se tornará realidade. Pode parecer simples para uma mãe típica levar o filho ao cinema, mas para muitas de nós, mães atípicas, isso só é possível com uma sessão com luz e som adaptados. Essa é uma grande vitória para inclusão”.

Foi Sandra quem intermediou a reunião entre Teco e o grupo. “Busquei muitas pessoas para falar desse sonho. Nunca tive retorno, então, procuramos a Prefeitura e fomos recebidos pelo vice- prefeito Teco, que entendeu a situação e rapidamente trabalhou junto com sua equipe para realizar o sonho de minha filha e de todos os autistas que nunca conseguiram chegar ao cinema. Estou mega feliz e emocionada”, completou Sandra.

Cine Azul

Com total apoio do Centerplex, mensalmente será realizada uma sessão de cinema inclusiva, em Itapevi, para pessoas autistas, com ambiente adaptado em meia-luz, refrigeração controlada e som mais baixo.

O ingresso para pessoas com TEA será grátis e o acompanhante pagará meia entrada. A primeira sessão vai acontecer no dia 04 de novembro, sábado, às 13h. O filme exibido será Trolls 3, dublado. Os interessados devem adquirir o ingresso no local, antes do horário da sessão.

O Centerplex fica Av. Rubens Caramez, 200, no Itapevi Center.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *